Site Intragov Navbar

Site Intragov Navbar

Migrao da 5 onda de Acessos Intragov para o SAOG

Migrao da 5 onda de Acessos Intragov para o SAOG

Desde o segundo Contrato Intragov (Intragov 2) os rgos signatrios e a PRODESP, como Administradora desse Contrato, vem utilizando um Sistema de Gesto dos links de comunicao de dados que permite, entre outras funes, a emisso e o acompanhamento das Solicitaes de Servios e Incidentes relacionados aos seus Acessos. Ocorre que este sistema, denominado Portal CisWeb, mantido pela Operadora da Rede, no caso a Telefnica/Vivo, e compreende toda base de dados relativa as informaes de cada rgo (responsveis, contatos, endereos, etc), alm da localizao e caractersticas tcnicas de todos os links da rede. 

Como este Projeto da Rede Intragov est baseado na lei 8.666 de 21 de junho de 1993 e, portanto, tem expirao de sua vigncia a cada 5 anos, a PRODESP, preocupada com uma possvel troca de Operadora da Rede e com a consequente perda dessa base de dados, iniciou o desenvolvimento de um Sistema de Gesto que substituisse o Sistema da Operadora da Rede, no qual toda base de informaes dos Acessos da Rede e os demais dados dos rgos de Governo ficariam de posse do prprio Governo, nos bancos de dados da PRODESP. Com isso, alm de se evitar a possvel perda das informaes devido a troca da Operadora da Rede, os rgos signatrios teriam flexibilidade quanto a ajustes de seus dados, alm de contarem com melhorias que o Portal CisWeb no contemplava.        

Este novo sistema desenvolvido e mantido pela PRODESP, conhecido como SAOG (Sistema de Apoio Operacional e Gesto) e faz uma interface com o sistema da atual Operadora da  Rede, conhecido como SAO, que por sua vez tem ligao com os vrios sistemas legados mantidos pela mesma. 

Aps vrios testes e ajustes, a PRODESP subiu o SAOG para o ambiente em produo no incio de 2014, migrando todos os seus Acessos e tambm os Acessos do Programa AcessaSP (1 onda, com um total de 1223 links), de forma a avaliar sua eficincia, desempenho e tambm para identificar e corrigir possveis problemas. Neste perodo, vrios ajustes e correes foram feitas, porm nem todas as funcionalidades puderam ser avaliadas devido ao nmero reduzido de clientes compreendidos por esta onda. 

Em setembro de 2014 uma nova onda, a segunda, foi migrada do Portal CisWeb para o SAOG, a qual compreendia um nmero maior de rgos signatrios (45) porm com um nmero menor de links (508). Esta onda permitiu uma melhor avaliao das funcionalidades do SAOG, alm de ajustes e novas correes no sistema.

Em novembro de 2014 mais 36 rgos signatrios foram migrados para o SAOG (3 onda), com 3.128 links, o que permitiu uma melhor avaliao do desempenho do sistema e ajustes na infraestrutura que d sustentao ao mesmo. 

A 4 onda de migrao, composta unicamente por Acessos da Secretaria da Educao (o maior rgo signatrio da Rede, com 5.406 links), ocorreu em novembro de 2015 onde, graas a colaborao da FDE (rgo que faz a gesto das escolas para a Secretaria da Educao) que solicitou alguns relatrios e sugeriu melhorias e ajustes no SAOG para facilitar o trabalho de gesto de seus links, houve um ganho significativo neste sistema.

Neste ano de 2016, mais especificamente em setembro, a PRODESP estar migrando a 5 e ltima onda de rgos signatrios para o SAOG. Esta onda contar com rgos considerados como "crticos" em relao aos servios que prestam populao (da um dos motivos pelos quais foram deixados para o final). Os rgos que compem esta onda so os seguintes:
- Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza
- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- Delegacia Geral de Polcia
- Departamento de Estradas de Rodagem
- Departamento Estadual de Trnsito
- Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
- Instituto de Assistncia Mdica ao Servidor Pblico Estadual
- Ministrio Pblico
- Policia Militar do Estado de So Paulo
- Prefeitura Municipal-Laranjal Paulista
- Prefeitura Municipal-Sumar
- Procuradoria Geral do Estado
- Secretaria da Fazenda
- Secretaria da Segurana Pblica
- Secretaria de Desenvolvimento Econmico Cincia Tecnologia e Inovao
- Secretaria de Emprego e Relaes do Trabalho
- Secretaria de Estado da Sade
- Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
- Secretaria de Governo
- Secretaria de Planejamento e Gesto
- Superintendncia da Polcia Tcnico Cientfica
- Tribunal de Contas do Estado
- Tribunal de Justia do Estado de So Paulo

Como ocorreu com as ondas anteriores, para que, tanto a PRODESP quanto a Operadora da Rede possam fazer os ajustes das informaes relativas ao cadastro de rgos nas suas bases de dados antes da efetiva migrao, est previsto um perodo de congelamento das emisses de Solicitaes de Servios para os Acessos envolvidos, perodo esse de um pouco mais de 3 (trs) meses, em que os rgos previstos nesta onda no podero emitir quaisquer Solicitaes para seus links, ou seja, novas ativaes, desativaes, alteraes de configurao, padro de Acesso (redundncia) e capacidade (as aberturas e acompanhamentos de registros de incidentes neste perodo continuaro disponveis atravs do Portal CisWeb).     
 
Cabe salientar que os dados tcnicos relativos aos Acessos que no estiverem corretos no Portal CisWeb e migrarem para o SAOG, sero corrigidos aps o trmino da migrao da 5 onda, pelas equipes da PRODESP e Telefnica/Vivo.
    
Dessa forma, solicitamos que esse rgo faa uma avaliao dos seus projetos e demandas, sendo que, caso necessite emitir alguma das Solicitaes de Servios citadas anteriormente, que o faa at a data de 06/06/2016 (ltimo dia antes do incio de congelamento de Solicitaes), caso contrrio, somente poder voltar a emiti-la aps esse perodo, ou seja, partir de 12/09/2016. 
  
Cabe salientar que, por se tratar de um novo sistema, a PRODESP estar realizando, em meados de agosto, os treinamentos quanto ao uso do SAOG, o qual ocorrer nas salas de treinamento da PRODESP em Taboo da Serra, prevendo uma durao de 1 (um) dia e contar com vrias turmas. Oportunamente os responsveis dos rgos envolvidos nesta migrao recebero os convites para esse treinamento e para a definio dos participantes. 

Coordenadoria de Gesto Intragov - CINT
Governo do Estado de SP