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Dúvidas Frequentes

Perguntas e Respostas

O que é Intragov?

A Rede INTRAGOV é uma estrutura única de comunicação que abrange todo Estado de São Paulo e que tem como principal objetivo integrar as redes de dados, voz e vídeo das Secretarias e Órgãos do Estado, de forma a compartilhá-las com diferentes órgãos públicos. Para isso, a INTRAGOV conta com uma rede baseada em tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching), denominada Rede IP Multisserviços. Esta rede tem melhorado a eficiência administrativa do Governo do Estado, permitindo a racionalização dos recursos empregados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a transparência na gestão dos recursos públicos, traduzindo-as em benefícios concretos para os cidadãos.

Como devo proceder para ter um link da Intragov?

Em se tratando de um Órgão do Governo do Estado de São Paulo, é preciso contatar a Secretaria de Governo através do e-mail cnunes@sp.gov.br para receber as orientações do responsável pelas novas adesões. Em relação à Prefeituras, todo o procedimento a ser seguido pode ser encontrado no documento "Documento de Adesão a INTRAGOV pelas Prefeituras_rev. Set15.doc", que encontra-se aqui.

Posso ter link da Intragov fora do Estado de São Paulo?

Além do Estado de São Paulo, o atual contrato da Rede INTRAGOV prevê a instalação de Acessos em Brasília-DF.

Contratei um ou mais links INTRAGOV. Como devo proceder para comunicar problemas e solicitar atendimento?

Esta comunicação deverá ser feita diretamente à Operadora da Rede através do Sistema SAOG ou, caso de indisponibilidade de acesso à Rede Internet, através do telefone 0800 151551, mencionando o código 1015.

Como devo proceder para mudar o link da INTRAGOV para outro endereço?

O atual contrato da Rede INTRAGOV não prevê a mudança de link de um logradouro para outro. Para ter esta demanda atendida o órgão Signatário deve emitir, no Sistema INTRAGOV (Portal Cisweb ou SAOG), uma Solicitação de Ativação de Acesso/Serviços para o novo endereço e, posteriormente, outra Solicitação de Desativação de Acesso/Serviços, referente a desinstalação do endereço anterior.

Qual o valor de um link Intragov?

A tabela atualizada dos valores dos Acessos e serviços da Rede INTRAGOV encontra-se aqui para Órgãos Estaduais e aqui para prefeituras. Cabe salientar que nesta tabela, além dos preços dos Acessos, constam os valores das taxas relativas a serviços adicionais como, por exemplo, a de instalação do Acesso.

Como devo proceder para cancelar o link Intragov?

Basta o Responsável Titular ou Suplente do órgão Signatário INTRAGOV emitir uma Solicitação de Desativação de Acesso/Serviços via Sistema INTRAGOV (Portal Cisweb ou SAOG).

Esqueci minha senha do Sistema Intragov (Portal Cisweb ou SAOG). Como recuperá-la?

SAOG

Acessar o SAOG, por meio do link: https://www.saog.sp.gov.br/. Clicar na opção “esqueci minha senha”, inserir as informações de login e Documento de Identificação, conforme cadastro, e clicar no botão Recuperar senha. Em seguida, conferir o e-mail e seguir as instruções fornecidas.

Qual o procedimento para alterar minha senha do Sistema Intragov (Portal Cisweb ou SAOG)?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Perguntas e Respostas

O que é o Projeto Intragov VoIP?

O Projeto Intragov VoIP surgiu com o propósito de incluir Serviço de Valor Adicionado (SVA) e Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) no âmbito do ambiente de Internet do Governo do Estado, em atendimento aos disposto no Decreto no 62.151/2016, tendo em vista uma potencial redução de gastos com telecomunicações na utilização desses serviços por meio da Rede Intragov.

A Rede Intragov prevê a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), o qual será responsável pelo transporte do tráfego de voz sobre o protocolo IP (VoIP) para as chamadas telefônicas intra Governo (chamadas on-net) e para as chamadas telefônicas via rede de telefonia pública comutada.

Além dos serviços já existentes na Intragov, quais novos serviços poderão ser contratados pelos Órgãos e Entidades do Governo?

Por força do Decreto no 62.151/2016, a PRODESP viabilizou a prestação do SVA e do STFC por meio de Edital de Pregão Eletrônico, o qual resultou na contratação do Serviço de Comunicação de Voz e Vídeo sobre IP (SCV2), implementado no padrão SIP (Session Initiation Protocol), e do Serviço Telefônico Fixo Comutado de forma centralizada (STFC Centralizado) na área local São Paulo (inserida no código de área 11).

A contratação da prestação dos serviços foi dividida em dois Lotes e culminou na assinatura de dois novos contratos, sendo que o contrato do Lote 01 se destina à prestação do SCV2 e o do Lote 02 à prestação do STFC Centralizado.

Como os Órgãos e Entidades do Governo poderão aderir aos contratos de prestação do SCV2 e do STFC Centralizado?

Consoante o Decreto no 62.151/2016, os serviços SCV2 e o STFC Centralizado se incluem no escopo do ambiente de Internet do Governo do Estado, instituído pelo Decreto no 42.907/98, consequentemente, os Órgãos e Entidades Signatários do Termo de Cooperação Intragov, bem como os signatários do Termo de Adesão ao Termo de Cooperação, denominados de OES, poderão contratar a prestação do SCV2 e do STFC Centralizado por meio dos novos contratos firmados pela PRODESP com os prestadores desses serviços.

Como os OES farão a contratação dos serviços SCV2 e STFC Centralizado, registro de incidentes e demais atividades para o relacionamento com as contratadas?

O relacionamento entre os OES e as empresas prestadoras do SCV2 e do STFC Centralizado se dará nos mesmos moldes da Intragov, ou seja, será feito por meio do Sistema de Apoio Operacional e Gestão (SAOG), ferramenta desenvolvida e mantida pela PRODESP, através do qual serão emitidas as solicitações de serviço (Ativação, Alteração e Desativação), registrados os bilhetes de incidentes e demais situações que envolvem o relacionamento com essas contratadas.

Que recursos de hardware e software serão instalados nas Unidades dos OES?

Para a prestação do SCV2 serão utilizados recursos denominados de Elementos de Acesso, os quais são responsáveis pela adaptação do sistema de telefonia tradicional para funcionarem numa Rede de dados (VoIP) ou pela implementação de um sistema de telefonia IP nativa (ToIP), e podem ser do tipo hardware (p.ex.: telefone IP e Gateway) ou software (SIP Trunking e softphone).

Esses elementos de acesso podem ser integrados com os sistemas de telefonia existentes nos OES (interligação com legado) ou podem ser utilizados para compor um novo sistema de telefonia utilizando o PABX virtual da solução prevista no contrato (modalidade nuvem).

O OES poderá aproveitar recurso próprio (p.ex.: aparelho de telefone IP, Gateway ou PABX IP) para contratar o SCV2?

O contrato de prestação do SCV2 prevê a possibilidade do OES utilizar recurso próprio, denominado de elemento de acesso de terceiro, porém cabe ao órgão ou entidade interessada em aproveitar esse recurso realizar a configuração do seu elemento e garantir que o mesmo atenda às recomendações previstas na RFC 3261. As funcionalidades de telefonia, neste caso, poderão ficar limitadas em função da compatibilidade do elemento de terceiro com a solução prevista no contrato.

O serviço SCV2 pode ser integrado a outras soluções como Skype for Business (antigo Lync), por exemplo?

O contrato não prevê essa integração.

Qual será o consumo de largura de banda no SCM Intragov, por chamada?

Há dois cenários possíveis:

1. Integração com o legado: para chamadas externas à Unidade, utilizando o codec G.729, serão consumidos 37 kbps sem criptografia e 40 kbps com criptografia;

2. Telefonia em nuvem: nesse caso, para chamadas entre ramais da mesma Unidade, será utilizado o codec G.711/G.722, consumindo 93 kbps sem criptografia e 100 kbps com criptografia (sem consumo de banda no SCM da Intragov). Para chamadas externas à Unidade, utilizando o codec G.729, serão consumidos 37 kbps sem criptografia e 40 kbps com criptografia.

Desta forma, no caso, por exemplo, de uma Unidade do OES que utilizar 30 canais de voz para chamadas externas, será necessário reservar no seu link Intragov a banda de 1,11 Mbps (30*37 kbps), se utilizar chamadas sem criptografia de voz, e 1,2 Mbps (30*40 kbps), com criptografia.

Quais os modelos de elementos do acesso do tipo Terminais/Telefones IP disponíveis no contrato e suas características técnicas?

Os terminais/telefones IP disponíveis são os dos seguintes tipos:

  a. Telefone IP básico

  b. Telefone IP Gerencial

  c. Telefone IP para Assistentes, Recepcionistas e/ou Secretárias

Os terminais/telefones IP serão fornecidos pela contratada com fonte de alimentação, mas também preveem o suporte ao recurso Power over Ethernet (PoE).

Há opção também de softphone com versões para computadores (com sistema Windows), smartphones (iOS e Android) e tablets (iOS e Android).

Como o serviço SCV2 poderá ser contratado em Unidades do OES que possuem PABX analógico?

Essas Unidades poderão se integrar com o serviço SCV2 por meio de gateways com portas E1 ou portas FXS. O tipo e a quantidade das portas dependem do PABX da Unidade e da demanda de tráfego telefônico. A disponibilidade e configuração da(s) porta(s) no PABX para interligação com o gateway do SCV2 é de responsabilidade do OES.

Como o serviço SCV2 poderá ser contratado em Unidades do OES que possuem PABX IP ou híbrido?

Essas Unidades poderão se integrar com o serviço SCV2 por meio de um tronco SIP ou interface(s) E1(s) disponível(is) no seu PABX. Em caso de se optar pelo uso de tronco SIP, o OES deve garantir que o seu PABX possui licença para interligação com o SCV2.

Como o usuário controlará o encaminhamento da chamada telefônica para que ela saia pelo SCV2 e STFC Centralizado ao invés de sair para rede de telefonia pública descentralizada (contratada diretamente pelo OES com a operadora de telefonia)?

O encaminhamento da chamada telefônica será configurado de forma transparente ao usuário conforme a rota de menor custo. Nos casos de uso de PABX local, a forma de discagem deverá ser configurada pelo mantenedor do PABX.

Como os serviços SCV2 e STFC Centralizado serão remunerados?

A prestação dos serviços será cobrada em duas Faturas. No caso do SCV2, será emitida uma fatura cobrando o valor fixo mensal de acordo com o tipo e quantidade de elementos de acesso contratados em cada Unidade.

No caso do STFC Centralizado, será emitida outra fatura cobrando as chamadas realizadas pelo OES, as quais serão tarifadas seguindo as regras da ANATEL e conforme os valores definidos no respectivo contrato.

Obs.: As chamadas intra Governo originadas pelo SCV2 (chamadas on-net) não serão tarifadas.

Qual será o custo para a ativação e custeio mensal do SCV2 e de cada tipo de chamada no contrato de prestação do STFC Centralizado?

A tabela com os valores de ativação e custeio mensal do SCV2, bem como das tarifas do STFC Centralizado está disponível no endereço http://www.intragov.sp.gov.br/intragov_voip.php.

O SCM da Intragov precisará ter QoS configurado para o funcionamento dos serviços SCV2 e STFC Centralizado?

Sim, o link Intragov (SCM) deverá ser configurado com QoS na Classe Tempo Real Voz e com a banda necessária para o correto funcionamento dos novos serviços.

A largura de banda a ser reservada para a classe “Tempo Real – Voz” deve corresponder à quantidade máxima de chamadas simultâneas multiplicada pela banda do codec, conforme esclarecido na resposta à pergunta número 8.

Vou precisar aumentar a capacidade do link Intragov da Unidade?

A necessidade de aumentar a capacidade do link Intragov dependerá da ocupação atual do link e da demanda de voz do SCV2 e STFC Centralizado da Unidade.

A análise deve ser realizada caso a caso, pois diversos fatores influenciam no cálculo da banda, como, por exemplo, os tipos de aplicações que por ele trafegam, as classes de serviços utilizadas, dentre outros.

É necessário ter SCM com redundância para a utilização do SCV2?

Não. Como o serviço SCV2 utiliza o SCM da Intragov para transportar o fluxo das chamadas de voz e das sinalizações associadas, a utilização de SCM com redundância resultará em um maior nível de disponibilidade do acesso à Intragov e, consequentemente, do SCV2. O OES deve avaliar a criticidade do serviço de telefonia fixa em cada unidade para decidir pela adoção ou não de redundância no SCM.

Se cair o link Intragov a Unidade do OES ficará sem telefone?

A Unidade que tiver a opção de saída de contingência para rede de telefonia pública descentralizada (contratada diretamente pelo OES com a operadora de telefonia) e tiver contratado o elemento de acesso de sobrevivência poderá fazer e receber chamadas internas e externas quando ocorrer a indisponibilidade do link Intragov.

A contratação de contingência/sobrevivência deve ser avaliada pelo OES, considerando a criticidade do serviço de telefonia fixa em cada uma das suas Unidades.

É necessário possuir UPS (no-break) para a manutenção do SCV2 em caso de queda de energia?

A utilização de UPS deve ser avaliada pelo OES, considerando a criticidade do serviço de telefonia fixa em cada uma das suas Unidades.

Onde posso obter informações técnicas detalhadas sobre os serviços, cópia dos contratos e demais documentos relativos aos serviços SCV2 e STFC Centralizado?

Cópias dos contratos com as Especificações Técnicas do SCV2 e do STFC Centralizado, bem como do Plano de Implantação, Acordo Operacional e outros documentos correlatos podem ser obtidas no endereço http://www.intragov.sp.gov.br/intragov_voip.php.

Nota: A PRODESP se reserva o direito de corrigir eventuais informações contidas nas respostas, sem prévio aviso, que porventura estiverem em desacordo com os contratos e seus anexos.

Perguntas e Respostas

O que é o SAOG?

  O SAOG (Sistema de Apoio Operacional e Gestão) é um sistema desenvolvido pela PRODESP para o controle das informações (Bases de Dados) da Rede IP Multisserviços e para o estabelecimento da comunicação entre os Órgãos e Entidades Signatárias (OES) INTRAGOV e a Operadora da Rede Contratada para a prestação do serviço à Rede IP Multisserviços.

  Este sistema permite o preenchimento e a emissão de Solicitações de Serviços a serem encaminhadas para a Operadora da Rede, a abertura e o acompanhamento de bilhetes de incidentes relacionados aos circuitos de comunicação de dados (IDs) existentes na rede, o acompanhamento do desempenho desses IDs da rede, a gestão dos SLAs (Acordos de Níveis de Serviços) previstos no Contrato, entre outras funções.

  Atualmente o SAOG conta com duas versões, sendo uma voltada para os serviços relativos a Rede IP Multisserviços (SAOG Dados) e outra para o Serviço do Voz Corporativa do Governo do Estado (SAOG VoIP).

Como pode ser acessado ?

  O SAOG foi desenvolvido para uso em multiplataforma, ou seja, pode ser acessado através de Smartphones, Tablets, Notebooks ou Desktops. Atualmente os Browsers (Navegadores) homologados que permitem o acesso ao SAOG são: Internet Explorer (a partir da versão 10), Google Chrome e Mozilla Firefox.

  Para acessar o SAOG, cada usuário deverá possuir suas credencias (usuário e senha), que serão enviadas pelo próprio SAOG ao e-mail cadastrado junto à Coordenadoria de Operações Intragov. Se você ainda não fez este cadastro, clique aqui para obter mais informações.

  Acesse o SAOG digitando no seu browser a seguinte URL: www.saog.sp.gov.br.

Quais os perfis disponíveis no SAOG ?

  As Solicitações de Serviço disponíveis no SAOG permitem aos OES os seguintes serviços em relação aos seus circuitos de comunicação de dados (IDs):

  1. Solicitação de Ativação do Serviço
  2. Solicitação de Alteração da Prestação de Serviço
  3. Solicitação de Alteração de Padrão de Acesso
  4. Solicitação de Alteração de Configuração de CPE
  5. Solicitação de Alteração Física de CPE
  6. Solicitação de Alteração de Titularidade
  7. Solicitação de Alteração Sem Troca de Titularidade de Acesso
  8. Solicitação de Desativação de Serviço


  Para conhecer cada uma delas e verificar quais campos devem ser preenchidos antes da sua emissão no SAOG para encaminhamento à Operadora da Rede, recomendamos a leitura do Manual do Usuário do SAOG, sendo que para obtê-lo, clique aqui.

Como utilizar o SAOG para emitir Solicitações de Serviço, abrir incidentes e acompanhar o desempenho dos IDs da Rede ?

  O módulo de incidentes SCM do SAOG permite a abertura de registros de incidentes relativos à Rede IP Multisserviços e Recursos Agregados, além disso, é possível fazer o acompanhamento dos incidentes em andamento e a geração e exportação de relatórios relacionados a esses incidentes.

  Para a abertura de um incidente no SAOG para o atendimento pela Operadora da Rede, ou acompanhamento do atendimento a um incidente já aberto, recomendamos a leitura do Manual do Usuário do SAOG - Incidentes SCM, sendo que para obtê-lo, clique aqui.