Site Intragov Navbar

Site Intragov Navbar

Continuidade Operacional da Rede Intragov

  •   Visando atender às novas diretrizes estratégicas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) estabelecidas no âmbito do programa de Governo de SP, bem como para garantir a continuidade operacional da Rede Intragov, cuja sustentação atual se dá por meio do contrato PRO.00.8048, a PRODESP, cumprindo seu encargo de interveniente contratante definido pelo Termo de Cooperação Técnica Intragov (003/2019) e gestora desse contrato, está trabalhando na preparação de um novo Edital de licitação por meio qual serão celebrados novos instrumentos contratuais que permitirão a manutenção da prestação dos serviços no âmbito desta rede.

      A continuidade operacional da Rede INTRAGOV tem pressupostos técnicos condicionantes preestabelecidos com a finalidade de se promover uma atualização tecnológica e, ao mesmo tempo, evitar a interrupção da prestação dos serviços aos órgãos signatários partícipes da INTRAGOV ao final do período de vigência do Contrato PRO.00.8048, bem como de permitir a expansão da oferta de Acessos da Rede IP Multisserviços no âmbito do Estado de São Paulo.

      Sendo o bom funcionamento da Rede INTRAGOV essencial para a administração pública estadual, a continuidade operacional da Rede INTRAGOV deve ser promovida consolidando os aspectos técnicos e operacionais validados da rede atual e procurando absorver os avanços tecnológicos quanto a prestação de serviços de telecomunicações, em prol dos órgãos da administração pública estadual.

      Com a mudança da gestão do Governo do Estado de São Paulo, no ano de 2023, novas diretrizes estratégicas, no âmbito da tecnologia da informação e comunicação, passaram a contemplar o Programa de Governo para o período de 2023-2026.

      Desta feita, o novo certame deverá contemplar a necessária modernização da INTRAGOV, com vistas a possibilitar uma infraestrutura de dados adequada para o atingimento das propostas governamentais: Governo Digital e Segurança Cibernética definidos no pilar Gestão Pública e Governo Digital constante das Diretrizes do Programa de Governo (2023-2026).

      Em razão disso, o projeto da Rede INTRAGOV está sendo revisto em sua totalidade, a fim de que sejam incluídas as pertinentes inovações tecnológicas, aprimorando, assim, as especificações técnicas inerentes aos serviços prestados atualmente.

      As novas diretrizes estratégicas estabelecem que, além da atualização tecnológica, deve-se buscar reduzir a dependência de empresas fornecedoras, prestadoras dos serviços no âmbito da INTRAGOV, devendo, para tanto, a PRODESP realizar o(s) novo(s) certame(s) licitatório(s) dividido(s) em lotes de contratação, de acordo com os serviços e suas tecnologias.

      Em relação à tecnologia, pretende-se introduzir na Rede INTRAGOV o uso de serviços de Internet em Banda Larga e rede com arquitetura definida por software (SD-WAN), a qual prevê, controle de conteúdo, contingência, segurança descentralizada, dentre outras facilidades.

      Sendo assim, os novos serviços pretendidos na Rede INTRAGOV serão caracterizados conforme apresentado na tabela a seguir:

    DENOMINAÇÃO DOS SERVIÇOS CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
    Comunicação Multimídia Transmissão das informações multimídia na Rede IP Multisserviços
    Trânsito Internet Agregação de recursos à Rede IP Multisserviços para o serviço de Trânsito Internet
    Serviço de Acesso Internet em Banda Larga Instalação de link e equipamento diretamente nas Unidades dos OES para acesso a Internet
    Serviço de SD-WAN Dispositivos SD-WAN que serão instalados nas Unidades Cliente (UC) e nas Unidades Provedoras (UP) com sistema de gerenciamento, controle e orquestração centralizado.

      Neste momento, o processo de contratação encontra-se da etapa de levantamento de preços junto às empresas do mercado, conforme escopo de cada serviço/lote definido no Termo de Referência que pode ser Baixado Aqui.

Governo do Estado de SP