Site Intragov Navbar

Site Intragov Navbar

Sobre - Intragov Dados

  • O que é a Intragov Dados?

      O Projeto Intragov (Intragov Dados) se constitui no alicerce da Política de Governo Eletrônico, cuja finalidade precípua é a de propiciar condições para o aumento de produtividade dos órgãos públicos ao desempenhar suas atribuições, permitindo aos cidadãos a obtenção de informações e o uso dos serviços de governo com maior agilidade, bem como facilitando a interação entre órgãos de governo e destes com a sociedade.

      Este projeto foi instituído para integrar as redes de comunicação de dados, voz e vídeo de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Governo Paulista, Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo e órgãos do Governo Federal com interesse de acesso aos sistemas do Governo Estadual. Em sua execução, têm sido adotadas tecnologias modernas através de sucessivos contratos firmados com prestadoras de serviços de telecomunicações e com fornecedores de equipamentos, constituindo a rede denominada de Rede IP Multisserviços.

      A Rede Intragov, que está baseada em tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching), tem como finalidade a prestação de serviços aos órgãos signatários do Projeto Intragov, propiciando suporte ao transporte de informações multimídias entre as redes locais dos órgãos e entidades participantes e os Data Centers de Governo.

      Esta rede tem melhorado a eficiência administrativa do Governo do Estado, permitindo a racionalização dos recursos empregados em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a transparência na gestão dos recursos públicos, traduzindo-as em benefícios concretos para os cidadãos.

      Para participar dessa rede, os órgãos e entidades devem efetuar a adesão ao Projeto Intragov.

      Veja Como aderir ao Projeto Intragov

  • Topologia da Rede Intragov

    Topologia

    Legenda

    Legenda

    A topologia da Rede INTRAGOV compreende, basicamente, três estruturas, conforme segue:


      Backbone da Rede IP: recurso da Rede INTRAGOV responsável pelo Serviço de Comunicação Multimídia - SCM, onde as informações, sejam elas dados, voz ou vídeos, são transportadas de uma Unidade de Governo à outra Unidade de Governo, através de endereçamento IP privado. Trata-se de uma rede baseada em tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching), composta por multiplas VPNs (VRFs) que atendem às redes corporativas dos órgãos signatários, com a possibilidade de implementação de QoS (Qualidade de Serviço). As capacidades nominais do SCM disponíveis vão de 64 Kbps até 40 Gpbs.

      UPI (Unidade Provedora Internet): recurso agregado ao Backbone da Rede IP para prover o Serviço de Acesso à Internet (SAI) às Unidades contratantes desse serviço opcional. Nesta modalidade de serviço não é possível publicar conteúdos na Internet, mas é possível navegar na Internet a partir de computadores que utilizem IP privado.

      AS-GESP (Sistema Autônomo do Governo do Estado de São Paulo): recurso agregado ao Backbone da Rede IP para prover o Serviço de Trânsito Internet (STI) às Unidades contratantes desse serviço opcional. Além de navegar, esta modalidade de serviço também permite a publicação de conteúdos na Internet a partir de computadores que utilizem IP público.

  • Origem da INTRAGOV

       A Intragov foi criada a partir do Decreto 42.907 de 05/03/98 em seu Artigo 1º:

    • IV - viabilizar a implantação de uma rede espinha dorsal (backbone) através da interligação de intranets já existentes, procurando padronizar e disciplinar iniciativas futuras, de forma a garantir a sua integração à infra-estrutura existente;
    • V - promover o compartilhamento do "backbone" para estabelecer a INTRAnet GOVernamental, visando a comunicação e a troca de informações entre os diversos órgãos e entidades do Governo, em todos os seus níveis;
      Cabe à Cia. de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - PRODESP licitar os serviços e administrar o Contrato da INTRAGOV.

    Os órgãos aderem ao projeto INTRAGOV e se utilizam do contrato já existente.

    Breve Histórico da Rede

     
     
     
     
     
    Fornecedor: Telefônica

    De 2000 a 2005 – INTRAGOV I

    Abrangência: Estado de São Paulo.

    Quantidade de links: 6.000.

    Tecnologia: Frame-relay / ATM.

     
     
     
     
     
    Fornecedor: Telefônica

    De 2005 a 2011 – INTRAGOV II

    Abrangência: Estado de São Paulo.

    Quantidade de links: 14.500.

    Tecnologia: Rede IP (v4) / MPLS.

     
     
     
     
     
    Fornecedor: Telefônica

    De 2011 a 2014 – INTRAGOV III

    Abrangência: Estado de São Paulo e 1 Acesso da PGE em Brasília.

    Quantidade de links: 15.000.

    Tecnologia: Rede IP (v4/v6) / MPLS.

     
     
     
     
     
    Fornecedor: Telefônica

    De 2014 a 2019 – INTRAGOV IV

    Abrangência: Estado de São Paulo e Brasília.

    Quantidade de links: 16.000.

    Tecnologia: Rede IP (v4/v6) / MPLS.

     
     
     
     
     
    Fornecedor: Telefônica

    De 2019 a 2024 – INTRAGOV V

    Abrangência: Estado de São Paulo e Brasília.

    Quantidade de links: 17.307.

    Tecnologia: Rede IP (v4/v6) / MPLS.

  • Prêmios

    Documentos

    Prêmio TI & GOVERNO

    Projeto Intragov IV- Cia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo

    O Projeto Intragov foi um dos vencedores do Prêmio TI & Governo 2014, concedido pela Fórum Editorial no dia 2 de junho, onde a comissão julgadora levou em conta, na avaliação dos projetos inscritos, critérios como o caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.

    Documentos

    Prêmio Mario Covas 2004

    Projeto Intragov - Cia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo

    A criação de uma infra-estrutura de comunicação no âmbito de governo proporcionou ao Governo do Estado a diminuição de gastos com circuitos de comunicação de dados, a integração das informações, a racionalização de recursos e a identificação de novas tecnologias, aproximando a administração pública ao cidadão de forma ágil e transparente.

Governo do Estado de SP