Migração da 5ª onda de Acessos Intragov para o SAOG
Desde o segundo Contrato Intragov (Intragov 2) os órgãos signatários e a PRODESP, como Administradora desse Contrato, vem utilizando um Sistema de Gestão dos links de comunicação de dados que permite, entre outras funções, a emissão e o acompanhamento das Solicitações de Serviços e Incidentes relacionados aos seus Acessos. Ocorre que este sistema, denominado Portal CisWeb, é mantido pela Operadora da Rede, no caso a Telefônica/Vivo, e compreende toda base de dados relativa as informações de cada órgão (responsáveis, contatos, endereços, etc), além da localização e características técnicas de todos os links da rede.
Como este Projeto da Rede Intragov está baseado na lei 8.666 de 21 de junho de 1993 e, portanto, tem expiração de sua vigência a cada 5 anos, a PRODESP, preocupada com uma possível troca de Operadora da Rede e com a consequente perda dessa base de dados, iniciou o desenvolvimento de um Sistema de Gestão que substituisse o Sistema da Operadora da Rede, no qual toda base de informações dos Acessos da Rede e os demais dados dos órgãos de Governo ficariam de posse do próprio Governo, nos bancos de dados da PRODESP. Com isso, além de se evitar a possível perda das informações devido a troca da Operadora da Rede, os órgãos signatários teriam flexibilidade quanto a ajustes de seus dados, além de contarem com melhorias que o Portal CisWeb não contemplava.
Este novo sistema desenvolvido e mantido pela PRODESP, é conhecido como SAOG (Sistema de Apoio Operacional e Gestão) e faz uma interface com o sistema da atual Operadora da Rede, conhecido como SAO, que por sua vez tem ligação com os vários sistemas legados mantidos pela mesma.
Após vários testes e ajustes, a PRODESP subiu o SAOG para o ambiente em produção no início de 2014, migrando todos os seus Acessos e também os Acessos do Programa AcessaSP (1ª onda, com um total de 1223 links), de forma a avaliar sua eficiência, desempenho e também para identificar e corrigir possíveis problemas. Neste período, vários ajustes e correções foram feitas, porém nem todas as funcionalidades puderam ser avaliadas devido ao número reduzido de clientes compreendidos por esta onda.
Em setembro de 2014 uma nova onda, a segunda, foi migrada do Portal CisWeb para o SAOG, a qual compreendia um número maior de órgãos signatários (45) porém com um número menor de links (508). Esta onda permitiu uma melhor avaliação das funcionalidades do SAOG, além de ajustes e novas correções no sistema.
Em novembro de 2014 mais 36 órgãos signatários foram migrados para o SAOG (3ª onda), com 3.128 links, o que permitiu uma melhor avaliação do desempenho do sistema e ajustes na infraestrutura que dá sustentação ao mesmo.
A 4ª onda de migração, composta unicamente por Acessos da Secretaria da Educação (o maior órgão signatário da Rede, com 5.406 links), ocorreu em novembro de 2015 onde, graças a colaboração da FDE (órgão que faz a gestão das escolas para a Secretaria da Educação) que solicitou alguns relatórios e sugeriu melhorias e ajustes no SAOG para facilitar o trabalho de gestão de seus links, houve um ganho significativo neste sistema.
Neste ano de 2016, mais especificamente em setembro, a PRODESP estará migrando a 5ª e última onda de órgãos signatários para o SAOG. Esta onda contará com órgãos considerados como "críticos" em relação aos serviços que prestam à população (daí um dos motivos pelos quais foram deixados para o final). Os órgãos que compõem esta onda são os seguintes:
- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- Delegacia Geral de Polícia
- Departamento de Estradas de Rodagem
- Departamento Estadual de Trânsito
- Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
- Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual
- Ministério Público
- Policia Militar do Estado de São Paulo
- Prefeitura Municipal-Laranjal Paulista
- Prefeitura Municipal-Sumaré
- Procuradoria Geral do Estado
- Secretaria da Fazenda
- Secretaria da Segurança Pública
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência Tecnologia e Inovação
- Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho
- Secretaria de Estado da Saúde
- Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos
- Secretaria de Governo
- Secretaria de Planejamento e Gestão
- Superintendência da Polícia Técnico Científica
- Tribunal de Contas do Estado
- Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Como ocorreu com as ondas anteriores, para que, tanto a PRODESP quanto a Operadora da Rede possam fazer os ajustes das informações relativas ao cadastro de Órgãos nas suas bases de dados antes da efetiva migração, está previsto um período de congelamento das emissões de Solicitações de Serviços para os Acessos envolvidos, período esse de um pouco mais de 3 (três) meses, em que os órgãos previstos nesta onda não poderão emitir quaisquer Solicitações para seus links, ou seja, novas ativações, desativações, alterações de configuração, padrão de Acesso (redundância) e capacidade (as aberturas e acompanhamentos de registros de incidentes neste período continuarão disponíveis através do Portal CisWeb).
Cabe salientar que os dados técnicos relativos aos Acessos que não estiverem corretos no Portal CisWeb e migrarem para o SAOG, serão corrigidos após o término da migração da 5ª onda, pelas equipes da PRODESP e Telefônica/Vivo.
Dessa forma, solicitamos que esse órgão faça uma avaliação dos seus projetos e demandas, sendo que, caso necessite emitir alguma das Solicitações de Serviços citadas anteriormente, que o faça até a data de 06/06/2016 (último dia antes do início de congelamento de Solicitações), caso contrário, somente poderá voltar a emiti-la após esse período, ou seja, à partir de 12/09/2016.
Cabe salientar que, por se tratar de um novo sistema, a PRODESP estará realizando, em meados de agosto, os treinamentos quanto ao uso do SAOG, o qual ocorrerá nas salas de treinamento da PRODESP em Taboão da Serra, prevendo uma duração de 1 (um) dia e contará com várias turmas. Oportunamente os responsáveis dos órgãos envolvidos nesta migração receberão os convites para esse treinamento e para a definição dos participantes.
Coordenadoria de Gestão Intragov - CINT